Campanha de vacinação de prevenção à meningite

04/12/2009 16:30

 

    Com o objetivo de vacinar todas as crianças menores de 02 anos que não foram vacinadas ou apresentaram o cartão de vacinação incompleto que a Secretária de Saúde de Muriaé promoveu a implantação da vacina Meningocócico Conjugado Soro Grupo dando inicio na segunda-feira (23) e término nesta sexta-feira (04).

Segundo Adiel Demarques Amaral, Enfermeiro Chefe de Muriaé e responsável pelas vacinações no município, a principal meta é de 2718 crianças para serem vacinadas, são 25 salas de vacinas atendendo na zona urbana e rural.

 

Imunização

     Para o Secretário Municipal de Saúde de Muriaé, Dr. Marcos Guarino, a decisão do Governo de Minas de colocar a vacina meningocócica C no calendário de imunização do Estado representa um importante avanço, "Estamos falando de um aspecto da ousadia de um Governo que tem uma característica muito inovadora, que traz mais uma vez uma iniciativa em que Minas sai na frente, incorporando ao calendário vacinal a principal ferramenta de enfrentamento a essa doença tão grave que é a meningite, que é a vacina".

 

A doença

     Meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda.

    Os sintomas de meningite podem surgir repentinamente. Febre, dor de cabeça forte e constante, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos, podem ser sinais e sintomas de meningite. Manchas vermelhas pequenas ou grandes na pele pode ser sinal de gravidade e de “meningococcemia”. Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem também ser sintomas importantes. Em recém nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite. Sempre que alguém apresentar ou observar esses sintomas deve procurar imediatamente assistência médica, para assegurar-se do diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precocemente possível.

A produção

    A partir da campanha, a vacina contra meningite meningocócica C será incluída na rotina das unidades de vacinação públicas do Estado. No ano que vem, o Governo de Minas, além de distribuir gratuitamente a vacina também passará a produzir o medicamento. A vacina será produzida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), um dos quatro maiores laboratórios públicos do país, integrante do sistema de saúde do Estado. Nenhum outro estado brasileiro detém a tecnologia de produção da vacina contra a meningite meningocócica C. O Governo mineiro adquiriu a tecnologia da indústria farmacêutica suíça Novartis Vacinas e Diagnósticos a um custo de R$ 40 milhões, em setembro deste ano.

    O Governo de Minas também está investindo R$ 16 milhões na construção da fábrica de vacinas, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. A unidade entra em operação no segundo semestre do ano que vem, produzindo o primeiro lote de 1 milhão de doses para atender ao calendário mineiro de imunização. Além da vacina, a nova fábrica da Funed poderá produzir outros medicamentos.

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário