Iracambi comemora seus 10 anos com grande estilo

30/09/2009 08:12

A associação Amigos de Iracambi comemorou no dia 20/09 seus dez anos, realizando uma grande comemoração no Centro de Iracambi.

            Iracambi é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), constituída em 1999, com sede em Rosário da Limeira, na Zona da Mata Mineira e traz em sua caminhada uma pequena historia que Binka Le Breton, presidente da associação, em discurso contou o significado que se deu a origem do logotipo: “A Fábula do Beija Flor: Era uma vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo. A águia, intrigada, perguntou: - "Ô bichinho, achas que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas?” - “Sozinho, sei que não vou”, respondeu o Beija-Flor, “mas estou a fazer a minha parte“.

            A Associação está ativamente conscientizando a comunidade da região sobre o meio ambiente, conservação e manejo da terra, mostrando aos produtores melhores métodos na preparação da terra, controle da erosão e da fertilidade do solo.

            Ao mesmo tempo, o Centro de Pesquisas Iracambi está procurando meios sustentáveis de usar a floresta, achando um valor econômico da mesma, trabalhando com produtos baseados em plantas medicinais, ecoturismo e pagamento para serviços ambientais.

            Cerca de 130 pessoas estiveram prestigiando este serviço que a Iracambi vem desenvolvendo em nossa região. Robin Le Breton, assessor de Iracambi, disse que Iracambi serve como uma voz para o povo, “Iracambi, nada mais é do que a voz que representa o povo, a fim de resolver seus interresses”.

            Durante a comemoração que começou às 10h, iniciaram uma palestra, contando a todos os presentes a história e as etapas que cada ano Iracambi vem colocando como tema, seguindo para almoço, oficinas, churrascos e também musicas ao vivo.

            “É muito bonito esta atuação que Iracambi faz em nossa região, pois enquanto possuir esta associação aqui em nossa região, haverá uma ordem muito grande em nossas florestas, pois se deixarmos para cuidar mais tarde, ai sim será realmente tarde, um exemplo é a nossa mata atlântica que vive em constante perda” Afirmou um dos convidados.

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário