Muriaé comemora Dia Mundial de Luta contra a AIDS

04/12/2009 16:49

 

A celebração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em Muriaé, nesta terça-feira (1º), teve como tema principal a luta contra o preconceito. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde através do programa DST/AIDS, realizou na segunda-feira (30) às 19h no Teatro do Colégio Santa Marcelina uma peça teatral “Imprudências”, uma reflexão dramática sobre DST/AIDS de uma adaptação das obras “A Gota d’gua” de Chico Buarque e “A Mancha Rocha” de Plínio Marcos, a peça teatral reuniu estudantes, professores, pessoas de Muriaé e região.

Diversos materiais informativos, como cartazes e folders com o tema “Viver com AIDS é possível, com o preconceito não”, além de preservativos e testes rápidos, para que possam realizar atividades de prevenção da doença e, principalmente, de acesso à informação.

Ainda não existe cura comprovada para a AIDS e nem vacina, mas com o avanço da ciência, o tratamento com medicamentos permite aos portadores melhor qualidade de vida. “A única maneira de evitá-la é a prevenção e o diagnóstico precoce. Muitas pessoas já contraíram o vírus HIV e não sabem por que ainda não desenvolveram a doença, mas elas também transmitem o vírus”, explica o secretário de saúde Dr. Marcos Guarino.

A AIDS é uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.

Existem três vias principais de transmissão do HIV são contato sexual, exposição a fluidos ou tecidos corporais contaminados e de mãe para feto durante o período Pré- natal. É possível encontrar o HIV na saliva, lágrima e urina de pessoas infectadas, porém devido à baixa concentração do vírus nesses líquidos o risco é insignificante.

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário