Unidade Básica de Saúde foi inaugurada na Comunidade do Ancorado

17/10/2015 17:09

Revisão/Fotos: Wesley L

 No sábado (03/10), o prefeito municipal Cristovam Gonzaga da Luz, juntamente com diversas autoridades locais e regionais, realizaram a tão aguardada e esperada inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ancorado.

 Durante a solenidade de inauguração estiveram presentes também os assessores do deputado Bráulio Braz, Marquinho e Wagner Chicarelli representando o deputado Reginaldo Lopes, bem como o prefeito de Vieiras Waldinei Chicarelli (Ney), o médico; Dr. Renato Del Penho do Hospital São Paulo com sua família, que na ocasião recebeu uma homenagem do prefeito Cristovam, pelo exemplo de profissionalismo, também seria homenageado o cirurgião Dr. Jorge, que na pôde estar presente naquele momento.

 A unidade recebeu o nome de Leozina Maria Ribeiro, em homenagem à família que é muito conhecida e admirada no distrito. Trata-se de uma família tradicional no Ancorado, que já ajudou muita gente, até pela questão do terreno. “Agradeço de coração por lembrarem-se do nome de minha avó em uma obra tão importante como essa. Tenho certeza de que a comunidade está bem servida e fico muito feliz em ver a área da Saúde se desenvolvendo em Rosário da Limeira, para o bem estar da população. Parabéns ao prefeito Cristovam e ao vice João Paulo por mais essa conquista, entre tantas outras que podem comemorar nessa administração vitoriosa e bem sucedida”, destaca José do Valdomiro neto de Leozina, secretário municipal de obras.

 O prefeito Cristovam Gonzaga da Luz explica que a UBS trará um conforto muito grande para a população, já que todos precisam da unidade. Em um momento de crise vivenciado pelo país, ele espera que as verbas continuem chegando como antes, principalmente para a área da saúde, possibilitando um trabalho ainda melhor. “Esperamos completar o atendimento para o dia inteiro. Rosário da Limeira evoluirá ainda mais com o funcionamento dessa USB. A população do Ancorado é muito grande, então essa inauguração é muito importante. A obra ficou espaçosa, pois a comunidade está crescendo. Está  num local muito bom, pronta para receber a todos que precisarem”, explica.

 Quem também mostrou sua felicidade com mais essa conquista do município foi o vice-prefeito João Paulo Dias da Fonseca. Para ele, a batalha, iniciada anos atrás, finalmente chegou a seu objetivo conquistado. “Sempre buscamos criar uma estrutura de saúde no Ancorado. Já tínhamos um Posto de Saúde, agora contamos com uma unidade, com médicos, para dar todo o suporte necessário para a comunidade, que é grande e tem cerca de 1.500 pessoas. Por isso, precisa ser tratada de forma especial. A atenção básica é de extrema importância para a saúde e qualidade de vida das pessoas, prevenindo doenças que poderiam afetar a população. Agora temos um atendimento mais especializado e conseguimos entregar essa obra para a comunidade. Felizmente, temos uma boa relação com o Governo, diversos deputados e partidos. Isso é muito importante, pois já possibilitou que investíssemos mais de R$ 1 milhão na saúde e outras áreas. Agora, o povo não precisa mais se deslocar para a policlínica de Limeira, pois a UBS está pronta para atender em diversas especialidades”, descreve.

 Segundo a secretária municipal de Saúde, Bianca Cristina Freitas Silva, o usuário da Zona Rural tem muita dificuldade para pegar ficha, pois, geralmente quando chegam, ela já foi distribuída, o que dificultava muito a situação. A unidade fornece agora clínicos gerais, dois médicos do PSF, cardiologista e enfermeiro, desafogando os profissionais da Policlínica de Rosário da Limeira. Na UBS do Ancorado, terá dentista, exames, psicólogos, nutricionistas e terapeutas. “Mesmo com todas as dificuldades, Limeira se sobressai. Temos uma demanda enorme na policlínica, um grande número de medicamentos, vários atendimentos, preventivos e exames laboratoriais. São coisas que os outros municípios têm dificuldade de oferecer. Há uma ambulância na unidade do Ancorado somente para urgência e preciso que o usuário tenha esse entendimento. Vamos usar para as pessoas que não têm condições de ir até a unidade”, explica, lembrando que o horário de atendimento é das 7h30 às 17h, embora a policlínica funcione 24 horas por dia em Limeira.

Deixe seu comentário!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário