Campanha contra a Dengue em Rosário da Limeira

02/02/2016 08:40

 

    O Dia D da Dengue, realizado na sexta-feira (29/01) através da secretaria de saúde e prefeitura municipal, mobilizou a população de Rosário da Limeira através de campanhas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, transmite a febre chikungunya e a febre do zika vírus.

    Foram realizadas ações educativas, manejo ambiental, onde os agentes de vigilância da saúde estiveram em diversas casas olhando os quintais, passeata nas ruas, além de uma concentração na Praça Nossa Senhora de Fátima, disponibilizando, picolés, algodão doce, pipoca e entregas de panfletos de conscientização.

    Abrilhantando ainda mais a campanha, as crianças contaram com um trenzinho passeando pelas ruas da cidade.

    De acordo com o governo do Distrito Federal, foram registrados 9.144 casos de dengue entre janeiro e 10 de novembro último.

    “O cuidado tem que começar dentro da nossa casa. É preciso que saibamos identificar os locais que possam acumular água e eliminá-los”, explicou a secretária de saúde Bianca Cristina.

    O motivo da preocupação é o aumento do número de casos de microcefalia no país. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Foram registrados, no primeiro semestre deste ano, casos de zika em 14 estados: Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

    A relação entre microcefalia e o Aedes aegypti, que transmite o zika vírus – além da dengue, e da chikungunya – pode ser estreita. De acordo com diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, existe uma forte relação entre a circulação do zika vírus e a ocorrência de casos de microcefalia em alguns estados do Nordeste.

Redação/Fotos: Wesley L.:

Deixe seu Comentário!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário